Pesquisa personalizada

Seja bem vindo!!!

Este blog é destinado a mostrar reflexões, textos e poemas de forma a levar as pessoas à pensar.
Espero que goste.

Uma parceria com:

Frases Famosas (www.frasesfamosas.com.br/)

Sarau Poemas e Verdade (www.facebook.com/groups/poemaseverdade/)

domingo, 20 de março de 2011

O que faz você feliz?

O que faz você feliz?
É a pergunta feita em uma de nossas músicas. As respostas seriam as mais variadas, se fôssemos realizar uma pesquisa. Ganhar o prêmio acumulado na mega-sena...ter uma bem sucedida carreira profissional...realizar o casamento dos sonhos...fazer uma viagem ao redor do mundo...
Todos querem ser felizes. Tudo quanto os homens fazem tem por alvo a felicidade. Entretanto, embora a humanidade se concentre tanto na busca pela felicidade, ao que parece jamais consegue encontrá-la. Há um estado de inquietação, de angústia, na sociedade mundial. O que está sucedendo então? Procuram a felicidade na fonte errada.
No mundo a felicidade só será encontrada em pequenos fragmentos, reflexos fugazes, efêmeros, que logo desaparecem. A felicidade total almejada não pode ser encontrada nas coisas terrenas. Sua fonte não está nelas.
O prêmio da mega-sena pode desaparecer numa aplicação financeira mal feita. Muitos casamentos onde os noivos juraram amor eterno, foram desfeitos pouco tempo mais tarde. Tudo parecia ser tão feliz...E para onde foi a tal felicidade?
A felicidade nunca é algo que se deva buscar diretamente, antes, sempre é algo que resulta da busca de um outro alvo. A busca das riquesas não traz felicidade ao homem; a busca da fama também não faz alguém feliz. Muitos ricos e famosos podem atestar essa verdade.
Não é sem razão que a Bíblia diz: "Não te fadigues para seres rico; não apliques nisso a tua inteligência" (Prov. 23:4). A felicidade não é comprovada pela declaração de bens de um homem, mas por sua qualidade de vida.
Jesus Cristo ensinou-nos que "a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui" (Lucas 12:15). E disse: "Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância" (João 10:10).
Enquanto Jesus fala sobre qualidade de vida, por ele dada graciosamente, os homens continuam a buscar a felicidade em outras fontes, sob várias formas: fama, poder, longevidade, bens materiais, etc...
O que pensa ter encontrado a felicidade nas coisas que o mundo oferece pode ser comparado a alguém que, doente, encontra em um medicamento o alívio para as suas dores. Todavia, passado o efeito do medicamento, logo voltam as dores. Felicidade não é analgésico.
Disse Jesus a mulher samaritana: "Aquele que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede, pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar pela vida eterna" (João 4:14).
Todo aquele que matar sua sede nessa fonte divina será feliz, não importam as circunstâncias. Na paz, nas tribulações, no muito, no pouco, sob a luz dos holofotes ou sob a luz de um candeeiro. Felicidade é para ser, não para ter. Não se compra, não se adquire, não se conquista, não se empresta. É ser ou não ser.
As bem-aventuranças proferidas no sermão do monte, deixam bem claro que a felicidade consiste em ser e não em possuir.
Jesus, falando à multidão, disse que bem-aventurados (felizes) são os humildes de espírito, os que choram, os mansos, os sedentos e famintos de justiça, os misericordiosos, os limpos de coração, os pacificadores, os perseguidos e injuriados por causa do seu nome. E por que são felizes? Não é por causa da posse de bens materiais, de fama, de qualquer coisa que esse mundo possa oferecer, mas porque de tais pessoas é o Reino dos Céus. Essa certeza da promessa do mestre leva o homem a experimentar, aqui e agora, o gosto dessa felicidade, dessa bem-aventurança.
Para alcançar essa bem-aventurança (felicidade) o homem precisa se desfazer de muitas coisas: trocar o orgulho pela humildade; o riso pelo choro ao constatar que é pecador; a ira pela mansidão; autossuficiência pela justiça de Deus; a impiedade pela misericórdia; a pecaminosidade por um coração limpo; a violência pela pacificação.
O poeta definiu bem a felicidade buscada pelos homens quando escreveu; "a felicidade é como a gota de orvalho em pétala de flor. Brilha tranquila, depois, de leve oscila, e cai como uma lágrima de amor" (Vinicius de Moraes).

Autor: Nerivaldo Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário